sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Chuva & Destino

chuva
Ontem, antes de dormir, fiquei pensando sobre essa coisa do destino...
Mas o que é mesmo isso?
uma coisa que vai acontecer e pronto?
uma fatalidade então?
vejamos:

s. m.,
concatenamento supostamente necessário de factos e suas causas;

fim pré-determinado que orienta as acções e os acontecimentos na vida dos homens;

fatalidade;

sina, sorte;

futuro, porvir;

fim, aplicação a que se destina alguma coisa;

lugar onde alguém se dirige ou onde se manda ou se deve entregar alguma coisa;

direcção, rumo;

propósito, tenção.

Sei não... É um substantivo absrato, não é?

Me lembrou Nietzsche em seu livro Ecce Hommo, há um capítulo que se chama: Porque sou um destino. Fui ler de novo... ("Não sou um homem. Sou dinamite". Isso é que eu chamo de destino!)
Hoje amanheceu chovendo, eu nem lembrava mais o quanto eu gosto de chuva.
Da cor do dia de chuva, do som da chuva, do cheiro da chuva, da água da chuva, da chuva da chuva...
A chuva caindo faz a gente pensar nessas coisas de destino.
Um dia (de noite) eu entrei na internet (já fazem seis anos), num bate-papo (foi a primeira vez que eu entrei em salas de bate-papo, não sou muito chegada), era um programa que tinha antigamente, se chamava MIRC. Nesse dia, por acaso, conheci algumas pessoas. Algumas delas fazem parte de minha vida até hoje. Por uma fatalidade. Simples assim, como um enter!

(...e a chuva
vem pequena e grandiosa
acalenta
ou revira o nosso lar

e a chuva
com o seu sonho de água
vem acesa
pra lavar o que passou

a chuva nunca para de cantar
a chuva nunca para de descer...)

P.s. Espero que o Destino me reserve boas coisas pra 2009, mas de qualquer modo vou eu mesma providenciar!

;)


M.

6 comentários:

  1. Roberval, ladrão de chocolates16 de janeiro de 2009 às 10:01

    Assim com em você, a chuva me fez sentir algo diferente, creio que o sol de ultimamente ressecou as lembranças acerca dos dias de chuva, que parecem ser mais ricos. Exuberantes.

    ResponderExcluir
  2. só eh ruim pra faxinar....

    ou alma pobre.. e limpa, a minha.

    o resto eh perfeito com chuva.

    e hoje, Pocahontas, Boys e pipoca...

    ResponderExcluir
  3. Pois é..não é muito a minha praia..e por falar em praia..aproveitei pra tomar um banho de chuva nela..lembrando minha adolescência que morava em praia e aproveitava esses dias qd ela era só para mim..mas sempre vem um clima nostalgico..ainda bem que estou casado..senão batia uma depre!!!mas que venha a chuva!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre levo comigo uma coisa, as melhores coisas da minha vida aconteceram quando estava chovendo, a chuva se fez especial pra mim e eu sou recíproco a tudo isso!

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito dessa música do Cordel.

    De Nietzsche, eu gosto muito de algumas opiniões dele em O Anticristo, único livro do cidadão que tive bofes pra ler, e nem assim ler por inteiro. Sim, porque haja bofes, haja saco praquela escrita enrolada que não é só dele, mas de muitos outros filósofos (maldito Foulcault de todos os infernos!), o que faz da leitura de textos filosóficos algo extremamente antipático pra minha pessoa.

    E da chuva... Eu acho que da chuva eu gosto até da enxurrada. Desde que não leve embora minha casa nem meus cachorrros.

    Mas vc acredita mesmo em destino, é?

    ResponderExcluir
  6. não sei se acredito, ou não... hehehe
    quanto aos filósofos... eu gosto do jeito antipático de alguns (hehehe)
    saudade de tu, Jório...

    ResponderExcluir