sábado, 7 de março de 2009

Drogas... (ou “Fé em quê?")

neusa amiga Acho que comentei por aqui de uma gripe, virose ou crise alérgica que andei “pegando” lá em Olinda. Digo os três diagnósticos pois recebi os três (cada um de um médico diferente). E nem precisa enfatizar que cada um dos médicos me receitou drogas totalmente diferentes... A minha última ida ao médico foi engraçada até. Levei uma sacola com todos os remédios que eu estava tomando (todos com prescrição médica) aí ele virou e falou assim:
- Pare com toda essa medicação, ela está agindo contra seu organismo, você precisa expectorar e esses remédios blá, blá, blá...
Na verdade o primeiro médico que eu fui foi tirano, um hospital chiquérrimo, mais parecia um shopping, o cara nem levantou da cadeira para me examinar, nem tocou em mim, nem falou abra a boca e diga AH, nem colocou aquele negócio geladinho e pediu, respire fundo, de novo, de novo... NADA! Aí o tal Doutor me receitou uma injeção e um monte de drogas... Eu não tomei a injeção nem a pau, aí quando cheguei em casa comprei o remédio que ele queria que eu tomasse injetável, tomei a pílula, depois fui olhar a bula (eu sempre leio as bulas, sempre!) e na bula sabe o que dizia??? O remédio era pra reumatismo, lupus, gota... E ainda por cima tinha efeito colateral que inibia certos contraceptivos. Dá pra acreditar?
Lembrei que há algum tempo atrás eu não tomava remédio, fazia parte de uma igreja em que se acredita que as drogas são tóxicas que maculam o corpo e a alma... E hoje, gente, como eu tomo remédio... e o pior é que eles não fazem efeito!
Eu to começando a achar que só faz efeito em quem acredita. Tipo, tem que ter fé. Tem um remédio que eu acredito, se chama Neosaldina, cara eu acredito tanto nesse remédio que é só botar na boca e antes mesmo de engolir eu já sinto a dor de cabeça passar... sem nenhum efeito colateral... deve ser porque eu nunca li a bula da peste. Minha amiga Neusa (apelido da droga)...
A Sil (do blog Silxata que de xata num tem nada) deve entender essa fé que se tem nessas drogas... parece que é uma das saídas pra aliviar as dores não é mesmo?
Então, fé na amoxixilina, porque eu to tomando agora e preciso ficar boa!

;)

M.

2 comentários:

  1. acho que eh por ai, Ruiva.
    sei que agora vc jah tah melhor...

    e verdade, A sil de xata naum tem nada.. ms ela jura que eh chata.. affe³²¹

    bjus. inté!

    ResponderExcluir
  2. Pois bem...estamos falando do efeito placebo? (não é o medicamento não...).
    O efeito placebo existe, como algo que eu posso afirmar ter comprovação científica...(depois te explico melhor).
    Veja bem, existe trilhões de classes de medicamentos (antiinflamatórios não esteróides, antiinflamatórios esteródeis, analgésicos, anestésicos, hipoglicemiantes, antihipertensivo, anticoncepcionais...e blá,blá e blá!. ), mas é imprescindível saber conhecer a patologia (e logo sua manisfestção clínica) para direcionar o tratamento...outra coisa, se vc tiver uma torção no pé, certamente será prescrito um antiinflamatório, o mesmo que vc usou quando teve uma crise de garganta (por exemplo). Mas por que, silxata? São coisas distintas né? O processo inflamatório é o mesmo...dor, inchaço, vermelhidão, etc. O medicamento vai lá, e impede que seu sistema imunológico deixe de produzir uma determinada substância que causa todo aquele processo...independente de onde ele se localize! Se não surte o efeito esperado...bem, podem haver algumas explicações, dentre elas: um engano no diagnóstico (fique tranquila, isso é mais frequente do que vc pensa!), e/ou na prescrição...tem umas que dá vontade de chorar! affe!

    [Nops...quase num termino].

    Mas se vc quiser podemos filosofar um pouco mais...

    Sim, eu acredito na farmacologia!!!!

    hehehehehehehe

    ResponderExcluir