domingo, 15 de março de 2009

Big (Blog) Brother

logo-bbb-Fico só pensando nas coisas... espero que ninguém aqui se ofenda com as coisas que escrevo... mas tava pensando esses dias na espetacularização da vida privada (que na Tv parece mesmo uma privada)...
De onde será que surgiu essa coisa de se mostrar para o mundo inteiro? Certamente deve ter um monte de artigos, teses, etc. sobre esse fenômeno...
Tipo, escrever num blog um monte de coisas sobre sua vida pra um monte de gente ficar lendo , que sentido tem isso?
E o orkut? Fotos, status, comunidades... a pessoa dá uma satisfação da porra ao virtual... uma vez até comentei com um amigo:
- Minha vida virtual é mais legal que a real...
Lá no orkut eu falo poesias, coloco as melhores fotos, projeto exatamente o que eu gostaria de ser... mas para quê?
Desde quando a gente parou de viver o real para viver o virtual?
De viver a nossa vida para ver a de outros ilustres desconhecidos por intermédio de uma tela, registrada pelo grande irmão?
Eu sempre escrevi em diário, desde meus 12 anos de idade, aliás tenho todos guardados comigo até hoje... mas o meu diário tinha uma chave, que eu pendurava no pescoço, e além disso eu escrevia em códigos, hoje relendo eu nem sei o que estava dizendo... quanto sigilo!!! Hoje escrevo aqui... sem chaves, sem códigos...
Quando foi que isso tudo mudou?

5 comentários:

  1. mulher..
    o lance eh ser visto e entendido. encontrar casos parecidos com o seu.
    identificações.

    tudo que keremos eh se identificar.

    bjus

    ResponderExcluir
  2. Pois é amiga, me identifiquei com seu comentário...
    Sou até testemunha de alguns de seus diários..rs
    E só acrescentando, as vezes nos tornamos até íntimos de pessoas pelo que elas escrevem em seus "mundos virtuais" e em certas ocasiões, pessoas se encontram casualmente e viram o rosto p/ não ter que falar com seu "melhor amigo virtual"... porque perderia a graça.
    É algo vivido, cotidiana e comumente em nossas vidas nos tempos atuais. Mas, é louvável esse comentário.
    Bem, ao vivo ou virtualmente falando: Amu Tu viu...rs
    Bjs querida, Deus abençoe sua vida (real). rs

    ResponderExcluir
  3. Isso é consequência da revolução tecnológica que estamos vivendo. Toda revolução causa mudança de comportamento na sociedade. Daqui a 200 anos as crianças vão estudar a Era da Revolução Tecnológia na virada do milênio, nas aulas de História (aula virtual, eu imagino) e vão falar sobre esta transformação no modo de agir, de se comunicar, de se mostrar.
    Bom, eu espero que as pessoas nunca desitam do "olho no olho"!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Também aderi ao velho "Diário+chave+códigos" (vc usava aqueles códigos coma letra "K" e uns tracinhos?). Durante um tempo, eu relia aqueles relatos..algumas mudanças, mas a essência sempre se mantinha!

    Interessante sua coloção..seria o blog e afins uma espécie de reality show? Onde nós somos os editores supremos...o que é conveniente, né?

    Uma sutil diferença deste "movimento virtualista" é a possibilidade de ampliarmos a rede de compatibilidades inter-pessoais, quer dizer, temos uma alcance maior...e talvez contatamos pessoas que jamais conheceríamos e que provavelmente não conheceremos...identifcações! (como ressaltou Wendy!) ...
    Mas ainda assim...aprecio (sem moderação) a linguagem ao "vivo e a cores"...aquela em que não temos tempo para editar ...

    Bju, amore!

    ResponderExcluir
  5. Respondendo (mais ou menos) sua pergunta no final do texto (excelente, por sinal):
    Mudou quando as máquinas dominaram nosso mundo. Afinal, quem é que consegue viver hoje sem internet?....

    ResponderExcluir