quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ESCOLAS LABIRINTO



As instituições falidas têm ótimos generais!

Incrível como, diante do fracasso de suas " missões impossíveis " as escolas elegem os professores como responsáveis e principais culpados por essa situação.

Enquanto existirem grades, ditadores vestidos de diretores, coordenadores e supervisores agindo como soldados, a educação vai ser uma mentira. Como é hoje. Uma mentira que se esconde atrás de currículos, projetos, matérias e disciplinas, tudo a serviço do des-saber, do dissabor.

Tanto tempo desperdiçado... Trancados em celas (salas de aula) saber sufoca e o conhecimento se esvai...

Enquanto o Estado for o "dono" do saber é isso que vamos ser:

Personagens de uma farsa falida e sem público!

E nesse instante me lembro dos tantos educaDORES que conheci pela vida. E entendo os seus olhares distantes. O desalento de um sonho, de uma vida inteira, destruídos.

O morno olhar de uma criança que, um belo dia descobre que o Papai Noel não existe. E pior! Que tudo não passa de uma especulação capitalista em um mundo mercenário que se aproveita da ingenuidade de crianças para explorar cada vez mais o mercado de consumo.

O olhar de um educaDOR. De desespero e desesperança, ao ouvir repetidas vezes de seus alunos que só vem para a aula porque os pais obrigam. Estes, por sua vez, são obrigados pelo Estado, e até recebem alguns incentivos (como o bolsa-escola, por exemplo...).

Não temos escolha. É um labirinto. Estamos soltos dentro dele. E perdidos. E isso nem é o pior! o pior mesmo é saber que esse labirinto é sem saída...

(Mas estamos por entre os correDORES, lutando para transformar celas em salas. E encontrando aqui e ali algumas almas iluminadas que fazem tudo valer a pena... É por estes que não desisti. Ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário